Publicações de artigos sem referência

by Luiz Paulo | maio 15, 2009 | 23 Comments »

Acompanho centenas de blogs (tanto nacionais quanto estrangeiros), a maioria sobre tecnologia e web.
Normalmente os estrangeiros são mais inovadores e incrementados, com informações bem mais profundas sobre os assuntos.

E tem uma coisa que particularmente não gosto, alguns blogs nacionais parece que só publicam artigos desses estrangeiros.
Não que isso seja ruim, acho até muito bom! Além de oferecer uma versão traduzida do post estrangeiro, trazem as novidades para nossos leitores.
A única coisa que eu não gosto é que a maioria desses posts não tem a referência do real criador, o que (indiretamente) torna o post próprio.

Já peguei podcast que parecia ler um de meus artigos (O que é e para que servem Feeds RSS)...
Muita coincidência, mas incrivelmente ele usava as mesmas palavras, os mesmos exemplos, e algumas frases usadas no post.
Enfim. Muito igual, rsrs.

Acho que se você publica algo que não é seu, deve por bom senso colocar a referência para o artigo principal.
Caso tenham alguma dúvida de como fazer isso, vejam o blog Reflexões de Monte Gasppa e Giulia C. do meu amigo Cacilhas que sempre referencia textos, artigos, etc. de outros blogs.

Isso não é vergonhoso, apenas correto.

Abraços

Categorias: Artigo
Tags: , ,

23 Comentários

  1. avatar Rodrigo Cacilhas maio 15th, 2009 at 11:54

    Valeu a citação. ;-)

    Sempre que eu reblogo alguma coisa, procuro citar as fontes – a menos que eu não saiba mesmo.

    Não vejo nada de errado em ser correto e citar o autor original de um texto é o mínimo a se fazer. :-D

    Ainda assim acho muito chato blogs que apenas repetem ou traduzem outros.

    []'s
    Cacilhas, La Batalema

  2. avatar Walter Cruz maio 15th, 2009 at 12:09

    Confesso que estou numa fase de só ecoar o que vejo por aí, mas sempre procuro citar as fontes.

  3. avatar admin maio 15th, 2009 at 12:19

    Como falei Walter, repostar na minha opinião é ótimo!
    Nem sempre leio as mesmas coisas que você... Mas referênciar é o mínimo que podemos fazer, rsrs

    Abraço!

  4. avatar Thiago Cavalcanti maio 16th, 2009 at 4:28

    Oi Luiz!

    Por causa deste mal costume eu estou deixando de acompanhar alguns blogs que eu gostava, é uma tristeza e é, infelizmente, um fenômeno bem brasileiro...

  5. avatar Chris Benseler maio 18th, 2009 at 11:47

    E o que tem por aí de blog roubando posts dos outros...
    a Helen, lá do HTMHelen, tá sofrendo com isso!

  6. avatar darlinton maio 28th, 2009 at 12:19

    LP, apesar de vc gostar de emitir suas opiniões sem embasamento, fica aqui uma referência para um caso de plágio.

    Pesquisadora que violou direitos autorais indenizará vítima de plágio
    - *26/05/2009 15:25h*

    "A 2ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça confirmou sentença
    da Comarca de Tubarão que condenou Angélica França Goto ao pagamento de
    R$ 10 mil em indenização por danos morais a Liliana Garcia de França,
    por utilizar trechos de sua monografia em trabalho de conclusão de
    pós-graduação. O fato aconteceu em 2000, quando Angélica cursava
    mestrado em educação na UNISUL e apresentou o trabalho "A educação do
    pré adolescente". Para fazê-lo, pegou emprestada a monografia da
    dissertação de mestrado de Liliana, intitulada "A sexualidade do
    pré-adolescente no cotidiano escolar" - apresentada em 1995 ao finalizar
    a especialização "lato sensu" em educação sexual, na UDESC - e
    transcreveu trechos da mesma sem citar o nome da autora. No processo do
    TJ, Angélica alegou que já fora mais que punida pela sua conduta: teve
    seu título de mestre cassado, sua dissertação e artigo publicado
    invalidados e fora excluída do corpo discente da universidade. Para o
    relator do processo, desembargador Sérgio Izidoro Heil, a Lei de
    Direitos Autorais (9.610/98) é clara ao expressar que aquele que utiliza
    obra intelectual sem indicar ou anunciar o nome, pseudônimo ou sinal
    convencional do autor e do intérprete, deve responder por danos morais.
    "Todo o empenho da autora foi posto a risco, transformado em sentimento
    de indignação e humilhação ao ver a autoria de sua pesquisa, fruto de
    anos de esforço, ser aproveitada por outrem, como tentativa de colher os
    louros da boa criação alheia, sem referência a esses labor intelectual
    que demandou tempo, dinheiro com compra de livros e angústia quanto aos
    seus resultados científicos", citou o magistrado nos autos. Liliana
    também solicitou, em recurso adesivo, indenização de ordem patrimonial,
    alegando que Angélica visava alcançar benefícios econômicos com a obra.
    Entretanto, tal pedido foi negado pelos magistrados devido a falta
    correlação temática com o recurso principal. A decisão foi unânime".
    (Apelação Cível n. 2004.020843-0)
    (Fonte: http://app.tjsc.jus.br/noticias/listanoticia!viewNoticia.action?cdnoticia=18752)

  7. avatar admin maio 28th, 2009 at 12:42

    Bom exemplo Darlinton! A mulher tomou um grande prejuizo de bobeira :|

    Sobre o embasamento, não é bem essa a questão... Nem sempre para termos opinião precisamos pesquisar ou saber opinião de terceiros.

    Se sempre tirarmos nossas opiniões a partir de terceiros, não teremos boas discussões como essa.

    Opinião é opinião e cada um tem a sua. Concorda?

    Grande abraço.

  8. avatar darlinton maio 28th, 2009 at 12:52

    "Opinião é opinião e cada um tem a sua. Concorda?"

    é igual bunda, só sai me*da ou entra p*ca =P

    ao invés de ficar discutindo minha opinião versus a sua, vou reproduzir colocações de pessoas famosas sobre o tema:

    Opinion is the medium between knowledge and ignorance.
    Plato

    In all matters of opinion, our adversaries are insane.
    Oscar Wilde

    The more opinions you have, the less you see.
    Wim Wenders

    I never considered a difference of opinion in politics, in religion, in philosophy, as cause for withdrawing from a friend.
    Thomas Jefferson

    I'm no bimbo. I'm opinionated and I do have a brain...
    Christina Aguilera

    Por isso, eu não discuto opinião, discuto fatos. =)

  9. avatar Rodrigo Cacilhas maio 28th, 2009 at 12:56

    Quer dizer que o que o L.P. faz é «sem embasamento», né?

    Dárlinton, acho que NY está dissolvendo seu cérebro.

    PARE DE ZOAR E VÁ FAZER UMA DESINTOXICAÇÃO!!! (Se é que ainda lhe resta algum sangue…)

    []'s
    Cacilhas, La Batalema

  10. avatar admin maio 28th, 2009 at 13:34

    Assim Darlinton,
    Cada um tem uma forma de pensar ou de agir.

    Tudo o que falamos, pensamos ou opinamos tem algum embasamento, mesmo que a base seja suas próprias experiências de vida.

    Acho que é bem por aí.

    Novamente... Continuo achando que opinião pessoal é importante.

    Pensamentos e provérbios são legais para refletir e não para tornarmos regra.

  11. avatar Luciana Barbin maio 28th, 2009 at 13:56

    Gente!!!

    Opinião é tudo, mesmo que uns não concordem com os outros.

    Quem não tem opinião e segue fatos é GADO.

    Assim sendo todos os seguidores de determinadas emissoras de tv, rádio, revistas e jornais que seguem os ditos fatos viram seguidores de idéias alheias, ou seja GADO.

    Opinião é sinônimo de personalidade.

    Eu tenho a minha.

    Abraços

  12. avatar Rodrigo Cacilhas maio 28th, 2009 at 14:36

    E eu continuo achando que as baladas noturnas estão fritando a mufa do Dárlinton…

    Vey, se cuida! Olha a saúde! :-D hehehehehehe

    []'s
    Cacilhas, La Batalema

  13. avatar Rose maio 28th, 2009 at 15:36

    Esse problema eu não tenho, o conteúdo dos meus blogs é original, pelo menos nos textos =P

    Beijos

  14. avatar admin maio 29th, 2009 at 1:34

    Só para fecharmos o assunto que acabou mudando um pouco de foco, leiam o artigo do meu amigo Cacilhas Dar a própria opinião que fala um pouco sobre nossa discussão aqui realizada.

    Parabéns Cacilhas pelo artigo!

    Gostei muito da facilidade com que passou o conhecimento ;)

    Grande abraço a todos e até o próximo post :D

  15. avatar ANDREA MIRANDA maio 29th, 2009 at 11:59

    BEM EU LI ALGUNS COMENTARIOS AQUI NESSE SITE POR ALTO.
    MAS TB TENHO A MINHA OPINIAO:SEJA ELA BOA OU RUIM ,CONCORDO COM O RODRIGO,NAO VEJO NADA DEMAIS DIZER A FONTE VERDADEIRA.ACHO QUE AS PESSOAS GOSTAM MUITO DE COPIAR AS OUTRAS E SE DIZER DONO DA VERDADE.
    ISSO E TUDO,E PEÇO NUNCA USE O NOME DE TERCEIROS DIZENDO QUE VC FOI COPIADO!.OBRIGADA PELO ESPAÇO QUE ME FOI CONCEDIDO.ANDREA

  16. avatar Leonardo Cardoso maio 29th, 2009 at 15:30

    Fala LP, blz ?
    Cheguei aqui pelo blog do Cacilhas e ja fiquei assutado com tamanho polêmica em torno deste
    post e também da agressividade de alguns comentários.

    Acho que o assunto esta muito mal esclarecido.
    O pessoal não esta entendendo muito bem o que é fazer pesquisa antes de dar opnião.

    Ningém esta dizendo que é errado dar opniões.
    O problema é que opniões sem embasamento não tem valor.
    Vejamos alguns exemplos de opniões sem valor:
    1. Eu acho o AMD melhor que Intel.
    2. A wolksvagem é muito melhor que Fiat.
    3. A ação da Sadia vai subir depois da Fusão da Perdigão.

    Todas as opniões acima são insignificantes pois não tem embasamento.
    Porque a AMD é melhor ? Porque a VW é melhor ?
    Porque a ação vai subir com a fusão ?
    Fica aquelo coisa vaga sendo apenas achismo de quem as expressou.

    Ao fazer pesquisa e ver opniões de terceiros sobre o assunto, você tem uma capacidade
    maior de elaborar sua justificativa e defender sua opnião.
    Embasamento serve para fortalecer sua opnião.
    Você pode usar embasamento ou não. Fica a seu critério.
    Mas ao ter embasamento, suas opniões serão muito mais sólidas e bem aceitas.

    Não entendi porque as pessoas se sentiram ofendidas com a declaração de que suas
    opniões não estão embasadas.
    Entendi como apenas uma crítica construtiva.

    []'s

    Leonardo Cardoso

  17. avatar admin maio 29th, 2009 at 22:26

    Ótima posição Léo, concordo plenamente!

    ** É uma honra tê-lo comentando por aqui, hehe

    Embasamento é muito importante, sem ele não teremos opiniões solidas sobre um assunto.

    Agora, voltemos os olhos para este post. Me baseei em FATOS REAIS ocorridos diretamente comigo. Logo, rolou uma grande inconsistência quando, por exemplo, é falado "Por isso, eu não discuto opinião, discuto fatos. =)".

    Obviamente se eu procurasse, acharia várias referências, leis, exemplos, opiniões, etc etc. Mas não fazia parte do meu OBJETIVO nem do FOCO. E isso foi bem distorcido quando comentado.

    Grande abraço!

  18. avatar Rodrigo Cacilhas maio 30th, 2009 at 10:42

    Engraçado como fazer uma brincadeira é interpretado como agressividade enquanto acusar o L.P. de falta de embasamento é lícito.

    Opiniões tendenciosas! Amo muito tudo isso!

    []'s
    Cacilhas, La Batalema

  19. avatar darlinton maio 30th, 2009 at 13:02

    Fala LP, eu tinha te falado que não iria mais comentar aqui já que apelaram para ataques pessoais (é saudável discutir idéias e não pessoas), mas vou reconsiderar isso já que você citou uma frase minha fora de contexto e acho que vale um esclarecimento global do que rolou.

    Primeiramente eu gostaria de esclarecer porque foi q eu coloquei que você gosta de escrever posts sem embasamento. Isto foi baseado em uma conversa por chat que vou colar a "pérola":

    "Cara, embasamento existe um monte... Eu tenho opinião, é diferente, saca?"

    Só para dar um contexto, a conversa foi sobre formatos para escrever um post. Eu disse que eu prefiro posts com mais embasamento, argumentação, mais pesquisa, referenciando o meu ponto de vista (opinião) em relação ao ponto de vista de outros. É um estilo de expressar opinião fundamentada em fatos. Não fui eu quem inventou esta forma de escrever, mas eu aprendi que assim é o mais eficiente para expressar sua opinião e criar conhecimento (fazer ciência), explico isso mais abaixo.

    Existem algumas formas já bastante estudadas e bem definidas para você apresentar o que descobriu para outras pessoas. Vou transcrever uma parte do email, que rolou na lista da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), do Prof. Raul Wazlawick (Conselheiro da SBC) sobre um novo livro de Metodologia de Pesquisa para Ciencia da Computação. Date: Thu, 28 May 2009 10:46:05 -0300

    " a) Se vão fazer uma dissertação baseada em dados empíricos, façam a disciplina de estatística com o Prof. Barbetta.
    b) Se vão fazer uma dissertação teórico-formal, façam a disciplina de lógica formal com o Prof. Arthur.
    c) Se vão fazer uma dissertação baseada em estudo de caso e argumentação, façam uma disciplina de retórica (essa é brincadeira, porque não a temos,
    mas nesse caso o aluno tem que aprender a convencer os outros sem ter provas :D )."

    Eu transcrevo este trecho do email do Prof. Raul não porque eu não tenho opinião a respeito disso, mas é porque eu compartilho da mesma opinião. Colocando que ele disse isso é o mesmo o que eu penso e reforço meu argumento do que foi dito.

    Sobre as frases, citações, serem ausência de opinião própria eu já expliquei que não é isso. Falta agora a questão de levar elas como regra. Eu coloquei as citações de diversos pensadores e pessoas famosas a título de reflexão mesmo, e não como regra. Achei que vocês fossem entender isso quando lessem a citação da Christina Aguillera. Até ela tem opinião, mas eu espero que vocês tenham maturidade de discernir isso. =)

    Agora vamos falar da parte que me motivou a escrever esta tréplica:

    "Por isso, eu não discuto opinião, discuto fatos."

    Quando eu falei isso não foi pensando que no seu post não tem fato. Discutir opiniões sem embasamento é como discutir pessoas puramente, não há fundamentos para discutir. É saudável discutir idéias, e não as pessoas. É minha opinião sobre o que eu discuto ou não. O fato de você ter supostamente sido plagiado é válido, ótimo, mas não tem muito que discutir. O que se passou a discutir na seqüência foi você não ter feito mais pesquisa sobre o que são plágio, outros casos de plágio e conseqüência de plágio. Eu dei um exemplo de conseqüência de plágio e não pretendia me estender mais.

    Para finalizar e reforçar meu ponto de vista (opinião) vou agora citar mais um grego. Os gregos são tidos com os inventores da ciência e eu acredito no método científico. Desta vez eu vou traduzir para o português para tentar melhorar a compreensão:

    "Há de fato duas coisas, ciência e opinião; a primeira cria conhecimento, e a última ignorância." Hipócrates

    O Leo colocou, com muito mais competência do que eu conseguiria fazer, o que eu quis dizer com opinião sem embasamento não ter importância. É por isso que nas frases que coloquei há tantas críticas em relação a opiniões. Não são regras, são outras opiniões para reflexão. Geralmente opiniões soltas não acrescentam muito, e o melhor é realmente ter suas próprias opiniões fundamentadas em uma série fatos (dados empíricos, deduções lógicas, opiniões de especialistas).

    Não é vergonha compartilhar mesmas opiniões de outras pessoas, e também não é vergonha citar de onde você tirou as idéias. Acredito que quando você cita alguém importante que teve a idéia você reforça seu ponto de vista. O que você acrescenta pode ser um novo ponto de vista, ou um novo questionamento sobre o que existe ou uma nova situação. Você pode expressar suas opiniões a vontade, embora que se você pesquisar antes o que outras pessoas falaram a respeito e contextualizar (embasar, fundamentar) seu ponto de vista só irá acrescentar valor a sua opinião.

    No mais, sucesso no teu blog e nas tuas pesquisas. Felicidades e tudo de bom. Foi bom ter postado aqui, pois no final acabamos discutindo muitas coisas legais como o que é opinião, formas de expressar opinião, pensamentos, ciência e modos de discutir de idéias. Só para finalizar vou traduzir uma citação acima que acho muito importante neste tipo de discussão e creio que também não foi bem compreendido.

    "Eu nunca considerei uma diferença de opinião em política, religião ou filosofia, como causa para me afastar de um amigo." Thomas Jefferson

    Abraço!

    PS: é um comentário longo, mas espero que seja esclarecedor =)

  20. avatar Leonardo Cardoso maio 30th, 2009 at 13:47

    "Engraçado como fazer uma brincadeira é interpretado como agressividade enquanto acusar o L.P. de falta de embasamento é lícito."

    Cacilhas,
    Uma frase pode ser agressiva ou não dependendo da maneira como o sujeito as pronuncia.
    Mas mensagem eletrônica, email, msn, post de blog, etc não expressa emoção e eu interpretei como agressiva.
    E você precisa concordar que sua mensagem possui margem para esta interpretação. Sendo assim não sei porque de sua crítica em minha interpretação de agressividade.
    Mas enfim, se não foi esta a intenção agora você esclareceu.

    Lícito significa legal ou válido.
    Se você não acha lícito receber críticas construtivas tudo bem. Nunca irei fazer crítica alguma para você. Mas acho isso meio insensato para alguem que mantém um blog divulgando ideias publicamente.

    []'s

    Leonardo Cardoso

  21. avatar Rodrigo Cacilhas maio 30th, 2009 at 17:44

    Leo,

    A crítica continua de pé: interprete como quiser o que eu disse, se fui agressivo, quem me conhece sabe que faz parte de minha natureza.

    Ainda assim foi claramente uma brincadeira.

    Agora, o Dárlinton acusou o L.P. de falta de embasamento e isso não dá margem para interpretação. Ele escreveu com todas as palavras: «LP, apesar de vc gostar de emitir suas opiniões sem embasamento».

    Se você leu bem o que escrevi, deve ter visto que ironizei isso e se ele – ou você – não aceita uma crítica construtiva, tudo bem então.

    Só não venha inverter a verdade que está aí escrita para quem quiser ler.

    E reitero que confio muito no bom senso e no embasamento do L.P. para escrever.

    L.P., continue dando suas opiniões! São sempre valiosas.

    []'s
    Cacilhas, La Batalema

  22. avatar darlinton maio 30th, 2009 at 19:17

    Cacilhas, como eu te conheço vou encarar suas críticas como brincadeira, ainda mais que você assim deixou claro aqui. Nada pessoal nas discussões. Acho que você não compreendeu bem o contexto da discussão aqui, mas tudo bem é o seu jeito La Batalema de ser.

    Sobre o fato de que eu critiquei o LP de lançar opiniões não embasadas isso quem disse foi ele em chat conversando comigo (já expliquei no comentário gigante).

    Penso que nem dá para discutir muito, pois seus comentários são muito mais retóricos do que argumentos consistentes. Veja que você tentou me desqualificar primeiramente com ironias (mesmo que na brincadeira) e fica invertendo tudo o que o Leonardo diz. O Leonardo apresenta argumentos novos e você apenas rebate invertendo a leitura da situação. Para quem quiser saber mais sobre retórica e este estilo de argumentação recomendo o livro: Como Vencer um Debate sem Precisar Ter Razão de Artur Schopenhauer http://www.submarino.com.br/produto/1/16800?franq=128739

    Fique em paz meu caro. Abraço!

  23. avatar Carolina maio 30th, 2009 at 20:06

    LP, boa noite,

    Também fico profundamente decepcionada quando tenho minhas ideias ou meus textos plagiados.

    Acho deprimente ao ver um ser racional que possui - assim como todos dessa espécie - capacidade de analisar, estudar, criar, argumentar e se expressar por meio das mais distintas formas existente de comunicação se submeter ao lastimável crime de plágio.
    Agora, focando estritamente em nosso país, penso que se a leitura fosse mais incentivada e os livros mais acessíveis ao público (e as diversas classes sociais) esse tipo de comportamento se tornaria menos comum ao passo que a criatividade passaria a ser mais estimulada.

    Grande Abraço.

Deixe um comentário


 

Sobre

Foto Luiz Paulo

Sou desenvolvedor web desde 2000, atuei em grandes projetos web2.0. Atualmente trabalho na Automatos junto equipe de site desenvolvendo projetos web2.0 e utilizando como server-side a linguagem java.

Para saber mais sobre mim, acesse Meus Links ›


Valid XHTML 1.0 Strict Valid CSS!

Luiz Paulo | tecnologia web